sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Bate-e-volta na Alemanha: Heidelberg, Mainz e Bad Homburg

Heidelberg, Mainz e Bad Homburg. Três cidades em três estados diferentes, cada uma com uma distância, mas uma coisa em comum: cidades encantadoras de forma individual.

Se você perdeu, pode ler AQUI o post com outras 3 cidades lindas que valem a visita em um bate-e-volta saindo de Frankfurt: Wiesbaden, Rudesheim am Rhein e Koblenz.

Heidelberg

Heidelberg é a mais distante das três, fica há 86 km de Frankfurt, no estado de Baden Württemberg. Você pode ir de carro mas também tem a opção de chegar de trem ou ônibus. E afinal, o que tem lá para visitar? Bom, a cidade toda é uma gracinha, por ela passa o rio Neckar e nas margens você encontrará a praça central cercada por vários edifícios históricos. Mas a maior atração é sem dúvida o castelo de Heidelberg, que já faz valer toda a visita:

Castelo de Heidelberg

Pra começar, a subida até ele é feita de bondinho. São duas plataformas: a primeira é onde fica o castelo e, subindo mais um pouco (depois de trocar para uma linha "mais antiga", construída em 1890), fica a segunda plataforma, com uma vista belíssima do vale. Ali fica o pico Königstuhl, com 567,8 metros de altura; é o ponto mais alto da floresta de Lower Odenwald.

Estação Konigstuhl

Depois de apreciar a vista, desça de volta à estação do Castelo e entre nesse mundo paralelo. A primeira construção do castelo foi feita no século 13. A partir daí ele passou por guerras e erosão natural, e hoje tem uma parte de si mantida como ruína, mas ainda é possível entrar e conhecer algumas salas do castelo.

Vista do lado de ruínas

Por fim, não deixe de conhecer os lindos jardins que ficam na parte de trás. Ao longo dos anos eles passaram de jardins de passeio para exposição artística, jardim de vegetais e de raridades botânicas.


Mainz

Enquanto Heidelberg fica para o sul, Mainz está 43 km ao oeste de Frankfurt... E dá até pra chegar de S-Bahn até lá. A cidade é a capital do estado de Rheinland-Pfalz

#Curiosidade: Pra quem se lembra de Wiesbaden (capital de Hessen), ela e Mainz tem uma rixinha – tipo paulista e carioca -, para ver qual cidade é melhor e/ou mais poderosa. Sim, essas coisas acontecem desse lado do oceano também kkk.

Tomando um café na Praça central

Comece seu passeio pela praça da cidade, ela é bem ampla e tem diversos restaurantezinhos – vale parar para um almoço, café da tarde ou jantar! Depois, continue até a Catedral de Mainz, não tem como errar, você consegue vê-la da praça.

#Curiosidade: em 2017, a igreja completou 1000 (MIL) anos desde a sua fundação!! (Claro, passando por reconstruções e reformas.)  =O

Mainzer Dom - Catedral

Por fim, pra você que gosta e história, ali perto da praça fica o Museu de Gutenberg, o inventor da prensa móvel e também o responsável pela Revolução da Imprensa.


Bad Homburg

O nome completo é Bad Homburg von der Höhe, algo como Bad Homburg no alto (já que fica em cima das montanhas). Ela fica mais pertinho, são apenas 20 km de Frankfurt, e as cidades dividem o mesmo estado, Hessen. Também é possível chegar de metrô até lá. Pra quem não sabe, as cidades que têm BAD no nome (de bath) normalmente tem águas medicinais ou termais.

Estação Central de Bad Homburg

Além das casas de banho, Bad Homburg tem dois parques principais: Schloss Park e Kur Park. O Schloss é o parque do castelo, é menorzinho e cheio de flores. Ele tem um lago no meio e um grande pomar na parte de trás. Sente num banco e fique atento aos esquilos que passam correndo!

Schloss Park com vista para a Catedral da cidade

O Kur Park não fica muito longe, e é bem maior. Ele tem fontes de água potável (medicinais), quadra de tênis, um pequeno campo de golfe e até um casino dentro! Com certeza também vale a visita.

Fonte aberta no Kur Park

Quando cansar, você pode conhecer as belas igrejas ou ainda passear pelas mansões e casonas de Bad Homburg, afinal, lá é uma região “financeiramente bem colocada”. =P

Bom passeio e até a próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário